Tradutor - Translate

É uma grande satisfação termos você aqui. Junte-se ao BombaLonga.

É uma grande satisfação termos você aqui. Junte-se ao BombaLonga.
Sejam todos bem-vindos!!!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Bamboo ou Maple? Saiba a diferença entre os Shapes


SHAPES DE BAMBOO - Bomber, Botanist e OG Series

Nossos shapes (Freebord-BR) híbridos de Bamboo-maple são feitos de 5 camadas de madeira canadense e 2 camadas (superior e inferior de Bamboo). As camadas de Bamboo tornam os shapes mais leves, mais fortes e mais rígidos (fornecendo mais controle/resposta das bordas do que os shapes de puro Maple). 

SHAPES MAPLE - Mr Blond e Catalyst

Nossos shapes (Freebord-BR) de Maple são feitos com 7 camadas do tradicional maple canadense, assim como a maioria dos shapes de skates são feitos. O shape de Maple é mais popular do que o shape de Bamboo. Eles são muito bons de andar e dão conta do recado!   




domingo, 22 de julho de 2012

Você conhece freebord?!?











A Empresa

A Freebord é guiada pelo espírito inovador e a busca do progresso, durante anos de evolução e em um design voltado ao skatista, a Freebord desenvolveu um skate que se movimenta como um snowboard no asfalto.
Freebord começou em 1996 por Steen Strand em Palo Alto, Califórnia, enquanto estudava para seu mestrado em designs de produto na Universidade de Stanford. Steen queria achar um jeito de trazer o movimento do snowboard para as ruas, e começou a desenvolver protótipos de um skate que conseguisse deslizar (slide), derrapar (drift) e frear assim como um snowboard. Ele patenteou o projeto e começou a montar e vender o primeiro modelo "Alpha" de Freebords em 1997 de dentro de sua garagem. Desde então, Freebords evoluíram e se tornaram menores e mais leves, e com o acréscimo das presilhas para os pés (bindings) que permitem curvas mais acentuadas (carving) e segurança nos "slides".




Desenho e Protótipos
 
Os primeiros protótipos de Freebord imitavam os cortes laterais de uma prancha de snowboard para permitir as curvas mais acentuadas (carving), mas varias revisões no desenho do projeto foram necessárias para recriar o movimento lateral que torna o Freebord único. Steen percebeu que as rodas de centro precisavam de mais estabilidade e os trucks de mais largura. "depois que um de nossos skatistas derrapou para a base invertida e trancou a roda da frente no chão, "ejetando" ("drifted into fakie and cought a fat edge"), eu comecei a desenvolver uma roda central que pudesse girar 360º” comenta Steen. “Uma vez que a configuração de teste funcionou, construí as duas rodas e as montei em um shape que já tinha sido usado em outros protótipos (ele devia ter mais de 100 furos, de tantos testes diferentes). Tentei muitos shapes de diferentes formas e tamanhos, até aprender qual a melhor largura, rigidez e concavidade que melhoravam o movimento.”


 



O Alpha 112 cm foi o nosso primeiro modelo de Freebord produzido, com uma forma twin tip (rabeta e frente iguais) e tinha bordas laterais parecidas com as de um snowboard aparadas. 
Eram construídos, também, em um modelo de 110 cm. Os Alphas eram bons, mas eram muito pesados e difíceis de controlar em velocidades elevadas. Então em 2001, nós começamos a produzir o Xponent, menor, mais leve e com mais agilidade, shapes de 80 cm. Vinham também com Skyhook S1 bindings que mantinham os pés na posição correta e permitia muito mais força na cavada "carving" e no "slide". Esses "bindings" evoluíram para o S2, que apresentam mais cobertura para os pés e opções de ajustes. E respondendo aos crescentes pedidos dos skatistas por uma configuração mais agressiva, introduzimos em 2008 os Trucks G3, com melhorias na durabilidade, força e medidas mais largas para melhoria na resposta.

Hoje, nossos shapes vão de 70-85 cm e no modelo Hybrid apresentam placas adicionais de bamboo na sua composição. Também temos shapes mais largos, que melhoram o controle dos skatistas com pés grandes.



quarta-feira, 18 de julho de 2012

Surf no asfalto...




Deslizando pelo ladeirão...



Mega Rampa - Rio de Janeiro 2012



18.07.12
Feras do skate e do BMX garantem presença na Megarampa 2012





Distribuição de ingressos começa no dia 20 de julho

Faltando um pouco mais de um mês para a Megarampa 2012, skatistas de vários países começam a confirmar presença no evento que vai agitar o Rio de Janeiro. Bob Burnquist, tricampeão da competição, encabeça a lista. Lincoln Ueda, Edgard Pereira, Rony Gomes e Ítalo Penarrubia são os outros brasileiros que estarão presentes. Os americanos Mitchie Brusco, Tom Shaar, Andy Macdonald, Elliot Sloan, o australiano Jake Brown e o canadense Pierre-Luc Gagnon são os estrangeiros confirmados até o momento. A prova de BMX contará com Kevin Robinson, Chad Kagy, Morgan Wade, Anthony Napoliton, Steve McCann, Vince Byron e Zach Warden. Vale ressaltar que as listas estão sujeitas a alteração até a data do evento.

A entrada do evento é gratuita. A organização disponibilizou 9.500 ingressos para cada dia do evento. A partir do próximo dia 20, os interessados deverão se cadastrar no site oficial www.megarampa.com.br. Realizada pela primeira vez no Rio, a competição promete sacudir o sambódromo carioca. Praticante da Megarampa desde 2008, o veterano Edgard Vovô aprovou a mudança. "É bem bacana a gente poder mostrar para outra cidade o quanto é mega. Por mais que você veja na TV, ao vivo a história é outra. É legal para o pessoal do Rio, uma cidade que sempre atende a gente com tanta energia e tanta torcida. Fico muito feliz de poder competir na cidade."

O paulista Rony Gomes também está animado para competir no Rio e se diz mais preparado do que nunca. "Querendo ou não o Rio de Janeiro é o cartão postal do Brasil, com certeza estaremos sendo vistos pelo mundo. Estou com mais tempo de Megarampa. Tive uma temporada de treinos boa e consegui firmar meu skate um pouco mais. Agora é focar em aprender algumas manobras novas para mandar no Rio."

Vice-presidente de esportes da IMX, Márcia Casz explica a opção pela Cidade Maravilhosa: "Queremos levar a Megarampa para todo o Brasil. O Rio de Janeiro desta vez será a capital brasileira do esporte radical, com vocação nata para a realização de diversas modalidades e, principalmente, do skate com a realização do Oi Vert Jam há dez temporadas. Nada mais justo do que trazer também esse espetáculo, que é a Megarampa, para o público. Todos vão querer ver de perto a técnica dos competidores, aliada à beleza plástica das manobras e à cultura do skate no Brasil."

A estrutura, a única montada no Hemisfério Sul, terá 112 metros de comprimento e altura de um prédio de nove andares. A prova consiste em descer em alta velocidade uma rampa de 30 metros de altura, saltar por um vão livre de 20 metros, aterrissar em outra rampa e fazer manobras aéreas. Em sua quarta edição, a Megarampa tem Bob Burnquist como tricampeão e já foi assistida por mais de 50 mil pessoas. A Megarampa 2012 terá transmissão do SporTV, no sábado, e domingo da TV Globo, ao vivo, dentro do Esporte Espetacular.

A TNT apresenta a Megarampa 2012, que tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Redecard, Maresia, Biscoitos BreakUP e Antitranspirante Garnier Bí-O. RioTur, Estácio de Sá, Lorenzetti, Yamaha, Metrô Rio e URGH apoiam o evento. A realização é da CBSK, IMX, ZooBamboo do Brasil e MRE. A supervisão técnica é da Confederação Brasileira de Skate (CBSk). Este projeto foi viabilizado pelo Governo Federal por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério dos Esportes. Curta a nossa página no Facebook e visite o nosso site www.facebook.com/Megarampabrasil e www.megarampa.com.br.

SOBRE A MEGARAMPA

A Megarampa terá a sua quarta edição no Brasil e foi de Bob Burnquist a iniciativa de trazer a modalidade ao país. Um dos maiores nomes do skate brasileiro, Bob Burnquist é também o maior vencedor da competição brasileira. não teve para ninguém: ele venceu as três edições realizadas. Em 2008, o carioca radicado em San Diego, nos Estados Unidos, foi ovacionado pelos espectadores a cada descida, encaixou suas tradicionais manobras e venceu, somando 178 pontos. Jake Brown foi o segundo colocado, seguido por Andy MacDonald, Buster Halterman, Rob Lorifice e Adam Taylor. No ano seguinte, outro show de Bob Burnquist, com Jake Brown novamente na segunda posição. Adam Taylor, Rob Lorifice, Pedro Barros e Pierre Luc-Gagnon completaram os seis primeiros lugares. Ano passado, Bob Burnquist confirmou novamente o favoritismo e venceu. A surpresa do evento foi o americano Mitchie Brusco que, com apenas 14 anos,levou o vice-campeonato. Adam Taylor terminou em terceiro, com Edgard "Vovô" Pereira em quarto, seguido por Rony Gomes.

Sobre a IMX

Com sede no Rio de Janeiro e conexões internacionais, a IMX tem como objetivo ser uma das principais empresas do setor no país. As áreas de atuação dividem-se em três pilares: Esportes (criação e produção de eventos, consultoria e gerenciamento de talentos), Entretenimento (realização de shows e artes cênicas) e Venues. Através do braço IMX Live firmou sociedade com a empresa Rock World S.A, do empresário Roberto Medina, para expansão da marca Rock in Rio, em uma das maiores operações até então realizadas na indústria do entretenimento no Brasil. Com a IMX Talent oferece planejamento de imagem e carreira com uma visão diferenciada e específica, valorizando cada etapa da vida profissional de seus clientes. Também atua com ativação de patrocínios e endorsements, desde a prospecção e negociação de contratos a media training, administração de crises e retorno de mídia. O portfólio da IMX inclui projetos como a gestão do time de vôlei RJX e eventos como UFC (MMA), Volvo Ocean Race (vela), Megarampa (skate), LPGA Brasil Cup (golfe), Mundial de Futevôlei 4x4, Travessia dos Fortes (maratona aquática), Vert Jam (esportes radicais), FMX (motocross), Escape to Rio (triathlon), entre outros.

Mais informações:
RPM Comunicação
www.rpmcom.com.br
Lívia Rodrigues - livia@rpmcom.com.br
(21) 3478-7403/ 8139-4272
Flavia Flores - flavia@rpmcom.com.br
(21) 3478-7404 / 82722320
Luna Vale - luna@rpmcom.com.br
(21) 3478-7409 / 8708-2230

terça-feira, 10 de julho de 2012

The surf/skate connection...

Apresentando...Apex 40 da Original Longboarding


Modalidades e outras curiosidades...


Bases e posições do skateboard

  • Ollie
    Ollie: É o coração do street, a base maioria das manobras, consiste em empurrar o tail do skate para o chão com o pé de trás, e controlar o vôo do skate com o pé da frente, fazendo assim o skatista pular com o skate.
  • Base Regular
    Base Regular: É a base, em posição normal, com a perna esquerda à frente (aproximadamente no meio) e a direita no tail, no qual, o skatista melhor se adapta.
  • Base Goofy
    Base Goofy: É o inverso da Regular, o skatista apoia a perna direita à frente e a esquerda no tail
  • Frontside:O skatista encaixa de frente a manobra para o obstáculo, ou o skate gira na direção horária se a base do skatista for Regular, ou na direção ant-horária se a base do Goof. O skatista pode acompanhar o skate na mesma direção do giro. Abreviação fs ou f/s. Exemplo Fs noseslide.
  • Backside: O skatista encaixa de costas a manobra para o obstáculo, ou o skate gira na direção ant-horária se a base do skatista for Regular, ou na direção horária se a base do Goof. O skatista pode acompanhar o skate na mesma direção do giro. Abreviação bs ou b/s. Exemplo Bs noseslide.
  • Switch Stance ollie da Base Goof
    Switch Stance: É a base contrária que o skatista está acostumado. Por exemplo, se a base for Goof, a manobra é executada na base regular, e vice-versa. É como um destro escrever com a mão esquerda. Esta é mais técnica, a manobra executada vale mais pontos em campeonatos. A abreviação ss ou s/s. Executa-se qualquer manobra sobre essa base. Por exemplo. Switch Stance ollie,Switch Stance Flip,Switch Stance Heelflip,Switch Stance Crooked.
  • Nollie
    Nollie: É um ollie aplicado com o pé da frente empurrando o Nose. Por exemplo, o skatista da base regular, empurra no nose com o pé esquerdo, o efeito é parecido com o ollie, porém executado na direção contrária. As manóbras também recebem a nomenclatura na frente. Exemplo: Nollie frontside nose slide, nollie kickflip, etc.
  • Fakie
    Fakie: O fakie são manobras executadas com o skatista indo na direção contrária. Por exemplo: se o skatista é da base regular, ao invés do pé esquerdo ir de frente para a sua direção, é o pé direito, como um Nollie mas com o pé que fica no tail.

Peças do Skate

O skate é dividido em quatro partes principais o "shape, trucks, rolamentos e as rodinhas".

Shape

shape
Base onde o skatista pisa e se equilibra em cima do skate, normalmente de madeira, o seu tamanho, peso, concave tem grande influencia nas modalidades, manobras e estilo dos skatistas.

Trucks

truck
Peça presa ao shape e que prende as rodinhas. Tem variações de tamanho dependendo da modalidade, sua regulagem no parafuso da base é muito importante para o equilíbrio e acertar as manobras.

Rolamentos

Rolamentos
É o que faz a rodinha girar, apesar de seu tamanho, sua qualidade é de extrema influencia na "vida a bordo" do skate. Um bom rolamento pode dar a concentração precisa para o skatista, levando em considerações o terreno da sessão.

Rodinhas

Roda
O símbolo do esporte, criou-se uma série de variações de tamanho, espessura, material. Entre as modalidades Downhill e street estão as maiores diferenças. É preciso escolher com atenção levando também em consideração o estilo do skatista.

Modalidades do skate


Street

É uma modalidade bem independente, a que mais cresce hoje, na qual se usa qualquer objeto, banco, buraco, escada, corrimão, etc, como obstáculo. As manobras são bem complexas e complicadas e variadas tornando o esporte muito mais tecnico pois é bem dificil acertar as manobras, usando o ollie como manobra base. Nos campeonatos os obstáculos do street são construidos com a única finalidade de proporcionar um local adequado para se tirar as manobras, por isso a modalidade passa a ser chamada de street style.

Vertical

Esta modalidade consiste principalmente em andar em pistas em forma de "U" as mais conhecidas são chamadas "mini-ramp" ou "half". Nos halfs, devido aos seus grandes paredões, os aéreos (e que aéreos) são as manobras mais utilizadas, além das manobras de borda e de algumas manobras do street. Os mini-ramps são halfs mais pequenos, onde se é mais facil de tirar manobras de street e borda.

Downhill e Downhill-slide

Downhill significa: Down=descer; Hill=colina; Slide=deslizar. Com a chegada do street e do vertical, o skate ficou muito mais complicado, tecnico e profissional. O downhill chegou para voltar as raises do skate, para quem quer curtir a adrenalina de sentir o vento na cara e a velocidade das ladeiras. Downhill consiste simplesmente naquelas famosas sessões ladeiras abaixo, normalmente são usados nesta modalidade os skates longboard por serem mais rapidos e melhores para se guiar. Quanto ao downhill-slide, não é uma modalidade muito diferente do downhilll. O skatistas também descem ladeiras porém soltam manobras que fazem o skate deslizar no asfalto chamadas de slide, mas sem usar a manobra ollie. Modestia parte, os brasileiros detonam nesta modalidade.

Pool Riding

É uma modalidade que deu origem a modalidade vertical, é a modalidade praticada naquelas famosas piscinas americanas. Para que as piscinas não rachassem quando a agua fizesse pressão depois que ficam congeladas, eram feitas redondas, assim a água se deslocava para cima. Dai estava criado um ótimo point para os skatistas.

Freestyle

Esta digamos que esta é mais um estilo, com manobras mais antigueiras, elas são diferentes do estilo do street que tem o ollie como base, é dificil de descreve-las, são tiradas no chão, mas elas evoluiram e foram para o street.

Dicionário do skate

    • 100%: Cenporcento Skate Magazine, revista sobre skate.
    • 180:cento e oitenta (one-eighty) graus. Medida de rotação. Se usa para diferenciar algumas manobras.
    • 360:trezentos e sessenta (three-sixty) graus. Medida de rotação. Se usa para diferenciar as manobras.
    • 360 FLIP: O mesmo que kickflip.
    • 411: 411VM empresa que faz vídeos de skate gringássos.
  • A

    • ABECK: Marca de rolamento de Skate. Há várias tipos desse rolamento.
    • AIR: Quando o skate sai do chão sem o skatista dar ollie.
    • AGACE: Marca de peças e roupas de skate.
    • AMORTECEDOR: São peças flexíveis encaixadas no parafuso central do truck.
    • ANDRECHT: Manobra na qual se da um handplant segurando com a mão da frente no lado de trás do skate.
  • B

    • BACKSIDE:
    • Se usa para descrever a direção da rotação. Back significa costas. Ou seja é uma manobra onde você está de costas ao objeto, ou então você vira as costas em direção a frente. Exemplo: se você anda regular, você estará dando um 180 backside ollie se rodar em sentido horário. É o oposto de frontside.
    • BACKSIDE AIR: Manobra na qual o skatista segura o skate com a mão da frente e voa de costas para a parede.
    • BACKSIDE BLUNTSLIDE: Manobra na qual se escorrega com o tail aproximando-se de costas para o obstáculo. O skate fica em posição vertical.
    • BACKSIDE FLIP 180: Manobra na qual se dá um ollie com giro vertical ao mesmo tempo em que o skate e o skatista giram 180º graus e com.
    • BACKSIDE LIPSLIDE: Manobra na qual se da um ollie e entra de costas para o obstáculo, girando o skate 90º no sentido backside.
    • BACKSIDE TAILSLIDE: Manobra na qual se escorrega com o tail se aproximando de costas para o obstáculo.
    • BASEPLATE: A base do truck.
    • BEARING: Rolamento.
    • BIGBROTHER: Revista de skate.
    • BIGSPIN: Um 360 varial enquanto seu corpo gira 180 em backside.
    • BILHAS: Peça que funciona como os rolamentos mas com qualidade muito inferior.
    • BLIND: Marca de peças e roupas de skate.
    • BLUNT: Posição em cima do obstáculo com o tail sobre a borda e as duas rodas traseiras no topo do objeto. O skate deverá ficar quase vertical.
    • BONED: Empurrar o shape para fora e apontando para baixo quando estiver no ar.
    • BRABO: Marca de peça de skate. Pouco conhecida
    • BRUTUS: Marca de peças e roupas de skate.
    • BURN TWIST: Eggplant girando 360º
    • BUSHING: Cushion. Amortecedor.
  • C

    • CABALLERIAL: Manobra na qual se dá um ollie 360º vindo de fakie.
    • CAMP: Abreviação para campeonáto.
    • CANTONEIRA: Borda de geralmente de ferro usada em obstáculos.
    • CARVING: Wheelslide.
    • CERA: Usado em objetos para oferecer mais deslize nas manobras.
    • CHICLÉ: Vídeo Magazine nacional.
    • CHILD: Marca de peças e roupas de skate.
    • CHUPETA: Peça flexível que vai encaixada no truckr, serve para o truck virar suavemente.
    • CONPENSADO: Madeira usada para fazer o shape. Normalmente com 7 folhas.
    • COPING: Cano de metal que fica no final da rampa.
    • CORRIMÃO: Um corrimão normal, com diferentes variedades de tamanho on o skatista tira as manobras, usada principalmente na modalidade Street.
    • CRAIL: Marca de peças e roupas de skate. Famosa por seus trucks que tem nivel de marca internacional(falo isso por experiencia prórpia).
    • CRAZY: Marca de peças e roupas de skate.
    • CROOKED GRIND: Grind com o truck dianteiro sem estar com o shape por cima do objeto.
    • CURB: Borda.
    • CUSHION: São os amortecedores.
  • D

    • DISASTER: Coloca-se as rodas traseiras no topo do objeto com o tail na borda. As rodas dianteiras estão fora de contato com o objeto e para cima.
    • DOWNHILL: Modalide de skate.(ver modalidades)
    • DROP DEAD: Marca de peças e roupas de skate.
    • DROPAR: Manobra onde geralmente o tail fica em cima do obstáculo com os trucks para fora e se coloca o peso do corpo para frente para descer o obstáculo.
    • DROPIN: "dropar".
  • E

    • EDGE: Borda. Canto.
    • EGGPLANT: Manobra na qual se da um handplant invertido, com a mão da frente na borda e a de tras no skate.
  • F

    • FAKIE: Andando pra trás.
    • FAT: Significa alto, grande, longe. Usado para expressar uma manobra feita por uma longa distância, ou com uma grande altura. Também visto como PHAT.
    • FIFTY: Manobra na qual se escorrega com os dois trucks do skate no obstáculo.
    • FLAT: Parte plana sem inclinação.
    • FLH: Marca de peças de skate.
    • FLIP: Monobra onde o Skate gira uma vez horizontalmente.
    • FOCUS: Quebrar o skate em dois pedaços.
    • FOLHAS:Sào as camadas de madeira do shape
    • FOOT: Pé. Unidade de medida. Um pé (foot) equivale a 30 cm.
    • FORMULA SÉRIES: Marca de peças e roupas de skate.
    • FOX FORCE FIVE: Famosa marca americana de peças e roupas de skate.
    • FREDOM FOG: Marca de peças e roupas de skate.
    • FREESTYLE: Modalide de Skate.(ver modalidades)
    • FRONTSIDE: Manobra onde você está de frente ao objeto. Ou então rotaciona primeiro o peito a frente.
    • FRONTSIDE 180: Manobra na qual se dá um ollie virando o skate 180º, com o corpo companhando.
    • FRONTSIDE AIR: Manobra na qual o skatista segura o skate com a mão de tras e voa de costas para a parede.
    • FRONTSIDE BLUNTSLIDE: Manobra na qual se escorrega com o tail e se aproxima de frente para o obstáculo. O skate fica em posição vertical.
    • FRONTSIDE LIPSLIDE: Manobra na qual se da um ollie e entra de frente para o obstáculo, girando o skate 90º no sentido backside.
    • FRONTSIDE TAILSLIDE: Manobra na qual se escorrega com o tail aproximando-se de frente para o obstáculo.
    • FUNBOX: Um tipo de rampa utilizado em skateparks e competições. Se parece com uma pirâmide. Normalmente tem corrimão.
  • G

    • GAP: Além de ser uma marca de boy também significa um espaço entre duas partes. A distância entre duas calçadas, ou entre telhados, ou qualquer outro espaço.
    • GOOFY: A base do skatista, na qual se andar com o pé direito na frente e rema com o pé esquerdo. O oposto de regular.
    • GRAB: Manobra onde se segura o skate.
    • GRIND: Deslizar com o truck traseiro sobre a borda de um objeto ou cano.
    • GRIPTAPE: É a lixa. Papel aspero com o verso aderente auto adesivo, que tem a função de fricção dos pés para não se escorregar.
  • H

    • HALFCAB: Manobra na qual se da um ollie 180º vindo de fakie.
    • HAMMERHEADS: Shape antigo, apenas com tail e com o formato de um peixe.
    • HANDPLANT: Manobra onde se planta bananeira com o skate, somente com uma das mãos. A outra segura o skate. Muito utilizada na modalidade vertical.
    • HANDRAIL: "Corrimão".
    • HANGER: Parte do truck. É onde sofre mais desgaste.
    • HARDFLIP: Manobra na qual se da um Ollie Flip fazendo o skate girar 180º horizontamente, enquanto o corpo gira no sentido de tras "backside" para frente "frontside".
    • HEELFLIP: Manobra parecida com o flip, mas que gira ao lado contrário.
    • HELMET: Capacete.
    • HIP: Quando duas rampas são colocadas juntas formando um angulo. A parte em que elas se encontram se chama hip.
  • I

    • IMPOSSIBLE: Manobra na qual o skate da um giro de 360º verticalmente.
    • INCH: Polegada. Unidade de medida. Equivale a 2,5 cm.
    • INDEPENDENTE: Marca de peças e roupas de skate.
    • INDY GRAB: Manobra onde se segurar o skate na frente. I
    • NDY AIR: Manobra na qual o skatista segura o skate com a mão de tras e voa de frente para a parede.
    • INVERT: Manobra na qual o skatista da um handplant segurando com a mão da frente entre as pernas
  • J

    • JOHN: Antiga e conhecida loja de skate do ABC, mas fechou para vender roupas e peças de skate apenas no atacado.
    • JUICE: Marca de skate, só não sei de que.
  • K

    • K-GRIND: "Crooked Grind".
    • KICKFLIP: Manobra onde o skate dá um flip e um e gira 360º. Nos EUA é o nome na qual se dá a manobra OllieFlip.
    • KICKTURN: Virar com as rodas traseiras, enquanto as dianteiras estão fora do chão.
    • KINGPIN: O parafuso que segura o hanger, os amortecedores, e a base juntos. O Parafuso central.
    • KINK: Usado para descrever corrimões. Um kink é a mudança no angulo do corrimão.
  • L

    • LAUNCHRAMP: Rampa sem invergação.
    • LIEN AIR: Manobra na qual o skatista segura o skate com a mão da frente e voa de costas para a parede.
    • LIP: A borda no topo da rampa.
  • M

    • MACO: Marca de peças e roupas de skate.
    • MANUAL: Também chamado de wheelie. Andar se equilibrando somente nas rodas traseiras, com os trucks de trás.
    • MCTWIST: Manobra, 540º backside air com um mute grab. Inventado por Mike McGill.
    • MELLONCOLLIE: Um ollie grab segurando o shape por trás com a mão dianteira.
    • MINI-RAMP: Um tipo de half pipe só que menor.
    • MONGO-FOOT: Estilo de andar onde se dá impulsão com o pé da frente. Comum quando se anda em switch stance. Também chamado de wrong-footed.
    • MOSCA: Marca de rodinha.
  • N

    • NEO BLOOD: Marca de skate, só não sei de que.
    • NMB: Marca de rolamento de skate. Famosa por sua qualidade (falo por experiência própria).
    • NOCOMPLY: Manobra onde coloca-se o pé dianteiro no chão e com o pé traseiro se dá um pop no shape. Existem várias variações.
    • NOLLIE: Manobra onde se dá um ollie só que com o nose. O mesmo que um fakie ollie.
    • NOSE: Parte dianteira invergada do shape. Antes do truck dianteiro. O oposto de tail.
    • NOSE GRAB: Manobra onde se segurar o nose do shape com a mão dianteira.
    • NOSE GRIND: Manobra onde se dá um grind somente com o truck dianteiro.
    • NOSE MANUAL: Andar com o skate se equilibrando somente nas rodas dianteiras.
    • NOSE SLIDE: Manobra onde se desliza com o nose sobre o o obstáculo.
    • NOSE WHEELIE: O mesmo que nosemanual.
  • O

    • OLLIE: Manobra inventada em rampas por Ollie Gelfand e levada para as ruas por Rodney Mullen. Onde se bate o tail e faz o skate subir, a manobra base para todas as manobras da modalidade street.
  • P

    • PADS: Equipamentos de proteção. Cotoveleiras e joelheiras. No Brasil, se fala pad para o riser pad. Que é aquele pedaço de borracha ou plástico que fica entre o truck e o shape e faz com que o skate fique mais alto e o impacto seja absorvido.
    • PAGA-PAU: São aqueles caras que tem um skate e não anda, ou em alguns casos, se veste como skatista, tudo isso para dizer que é um, mas na verdade não tem o skate no coração.
    • PALCO: Obstáculo usado no street para tirar as manobras, é uma plataforma com cantoneira.
    • PASSADOR: Peça usada nos trucks, que não deixa as rodinhas travar caso o eixo esteja correndo.
    • PÉ:
    • Unidade de medida. Equivale a 30 cm. Em inglês : foot.
    • PIVOTCUP:
    • "Chupeta. PIRÂMIDE: É formado por quatro rampas retas com uma plataforma por cima.
    • PLATAFORMA: Superfície elevada e plana.
    • PLY: Abreviação de plywood. Significa madeira compensada.
    • POPSHOVEIT:
    • Manobra onde o skate da um giro de 180º. PREGO: Cara que não anda bem de skate, normalmente um iniciante ou paga-pau.
    • PRO: Abreviação de profissional, gringo.
  • Q

    • QIX: Marca de e roupas de skate. Famosa por seus tenis.
    • QUARTER PIPE: Basicamente um lado do miniramp ou half pipe com largura menor. Quarter= 1/4. Pipe= Cano. Usado para ganhar velocidade em uma linha, ou então para fazer manobras de rampa.
  • R

    • RAILS:
    • Parte de baixo do shape entre os trucks. RAIL SLIDE:
    • Manobra na qual se da um slide com o meio do shape. Também conhecido como boardslide. REGULAR: É a base do skatista na qual se anda com o pe esquerdo na frente e se rema com o direito. O oposto de goofy.
    • RISER: Peça colocada entre o shape e o truck, ajuda a absorver o impacto das aterrisagens. São feitas de plástico ou borracha. Se usa dois por skate.
    • ROCOO,STEVE: Famoso na época do freestyle. Primeiro a ter um model de rodinha. Dono da World Industries, Big Brother, etc.
    • ROCKANDROLL: Manobra de rampa onde se no lip e empurra o truck dianteiro sobre ela. Depois vira 180 graus e desça a rampa.
    • ROLAMENTO: Peça usada nas rodinha para não ter atrito com o truck.
    • RUBBER: "Amortecedores".
  • S

    • SADPLANT: Manobra variação do handplant, onde você estica a perna dianteira.
    • SANTA CRUZ: Uma das primeiras marcas de skate gringa. Criadoras dos shapes 'slick'.
    • SAUSAGE GRIND: Manobra onde se segura o tail enquanto estiver dando um smith grind.
    • SESSION: O ate de andar de skate não importa aonde.
    • SHOVEIT: "Varial".
    • SILLY SOCIETY: Vídeo Magazine nacional.
    • SK8: Abreviação de skate.
    • SKATE: Em inglês pode ser tanto patins quanto o próprio skate.
    • SKATEPARK: Pista de skate.
    • SLAM: Quando você cai do skate e se estoura.
    • SLAPPY: Monobra onde se dá um grind sobre bordas sem dar o ollie.
    • SLICK: Camada de plástico colocada no shape. Adiciona mais slide. Deixa o shape mais resistente porém mais pesado. O gráfico fica mais brilhante. Foi criado pela Santa Cruz.
    • SLIP: Deslocamento do eixo, com isso uma roda fica mais apertada, e a outra fica frouxa.
    • SPIT FIRE: Marca de peças e roupas de skate.
    • SMITH GRIND:
    • Manobra onde se dá um grind com o truck traseiro enquanto o truck dianteiro fica de lado. O centro do shape toca a borda do objeto. SNAKE: Se você anda em um obstáculo que somente poucas pessoas conseguem.
    • SNAKE BOY: Marca de roupas de skate. Famosa por seus tenis.
    • SPACER: "Passador".
    • SPINE: Quando duas rampas são colocadas uma de costas para a outra sem nenhuma plataforma.
    • STALEFISHGRAB: Manobra onde se segurar o shape por trás com a mão traseira.
    • STAIN: Shape normal sem slick.
    • STANCE: A base que você anda no skate (Goofy ou Regular).
    • STOKED: O sentimento de fazer algo excelente.
    • STREET: Modalidade de skate, onde se anda pelas ruas usando seus obstáculos naturais.(ver modalidades)
    • SWITCHSTANCE: Andar com a base trocada, ou seja, se você for regular e andar goofy, você estará andando switchstance.
  • T

    • TAIL: A parte invergada de trás do shape.
    • TAIL GRAB: Segurar o shape no tail com a mão traseira.
    • TAIL MANUAL: Andar se equilibrando com o skate somente nas rodas traseiras.
    • TAIL SLIDE: Manobra na qual se deslizar com o tail sobre o obstáculo.
    • TAIL WHEELIE: O mesmo que tailmanual.
    • TAILON: Marca de peças e roupas de skate. Famosa por seus shapes.
    • TECHNICAL: Nome dado para manobras e estilos complexos. Com varial flips, e variações.
    • THRASHER: Revista de skate.
    • TRANSIÇÃO: Parte da rampa que liga o flat com o vert. Ou então que se inclina em uma direção para cima.
    • TRANSWORLD: Revista de skate.
    • TRIBO: Revista Tribo Skate Magazine nacional.
    • TRUCK: Peça de sustento principal do skate. Onde se coloca o shape e as rodinhas.
    • TUBARÃO: O mesmo que hammerheads.
    • TUCK KNEE INVERT: Manobra na qual se da um handplant segurando com a mão da frente na frente das pernas.
  • U

      • V

      • VENTURE: Marca de peças e roupas de skate. Famosa por seus trucks.
      • VARIAL: Manobra onde se roda o skate a 180º embaixo dos seus pés sem virar o corpo.
    • W

      • WALLIE: Andar de skate sobre um obstáculo.
      • WALLRIDE: Andar de skate pela parede.
      • WAX: Cera.
      • WHEEL: Roda.
      • WHEEL SLIDE: Diminuir a velocidade sem colocar o pé no chão. Pode ser chamado de derrapagem. No Brasil se fala somente slide. Pode ser feito backside ou frontside em vários a graus.
      • WOOD: Madeira. Material usado na construção dos shapes. Se alguém se referir em wood shape. Significa que ele não é slick.
      • WRISTGUARD: Equipamento de proteção para o pulso. Contém um pedaço de metal ou plástico, que se posiciona debaixo do pulso e palma, impossibilitando que ele se torça.
    • X


    USE OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA ELES PODEM SALVAR A SUA VIDA.

    USE OS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA ELES PODEM SALVAR A SUA VIDA.